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VoltarHISTÓRIA DO TAEKWONDO
A origem do Taekwondo, na Coreia, remonta à dinastia Koguryo. A este período pertencem os túmulos reais Muyong-Chong e Kakchu-Chong, descobertos por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935, na localidade de Tongku, distrito de Chian e província de Tung-Hua, na Manchúria, onde Koguryo tinha a sua capital.
Pode-se observar, numa pintura no tecto do túmulo de Muyong-Chong, dois homens de frente em posturas de Taekkyon (antigo nome do Taekwondo), e no túmulo de Kakchu-Chong há um mural com dois homens a lutar. Estas descobertas levam-nos a crer que o Taekkyon já se praticava há séculos, visto que a construção destes túmulos data do período compreendido entre o ano 3 a.C. e o ano 427 d.C.
Existem muitas teorias acerca da origem dos métodos de combate com e sem armas, mas uma coisa parece ser certa - os povos primitivos, independentemente do local ou região, desenvolveram métodos de combate que lhes possibilitavam resistir a agressões por parte de animais selvagens ou dos seus inimigos.
Além dos confrontos a que estavam sujeitos, muitas das práticas ocorriam sob a forma de jogos e actos religiosos.
Na Coreia, muitas dessas actividades desportivas entraram na prática dos povos após o período neolítico, tendo depois sido transformadas em artes que lhes permitiam manter-se preparados física e psicologicamente. Essas artes são hoje conhecidas como artes marciais.
Imitando posições defensivas e ofensivas assumidas por animais, os praticantes foram-nas progressivamente transformado em métodos de combate eficazes. Mesmo em período de paz, estas actividades eram incorporadas nos rituais das várias comunidades tribais.
O desenvolvimento destas cerimónias e dos confrontos entre tribos contribuiu para o surgimento do antigo método de Taekkyon.
O Taekwondo foi igualmente praticado durante a dinastia Silla, reino fundado a sudeste da Península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Silla, contempla muitos monumentos com valores históricos, podendo encontrar-se, no vale Sokkuram, duas estatuetas em posição de Taekkyon (famoso guerreiro Keumgang Yoksa), esculpidas numa parede do templo Pulguksa. O templo Pulguksa tem quase dois mil anos, o que representa também um importante testemunho da prática do Taekwondo antigo.
Há 1.400 anos, ainda o Taekwondo se chamava Taekkyon ou Soobak, no reinado de Ching Heung de Silla, concentrava-se um grupo de elite composto por jovens oficiais recrutados e rigorosamente seleccionados entre os filhos das famílias distintas. A este grupo deu-se o nome de Hwarangdo.
Com o propósito de defender o seu reino, os Hwarangdo dedicavam-se apenas ao estudo e à prática de artes marciais. Graças a este grupo, o reino de Silla, apesar de ser o mais pequeno dos três reinos que dividiam a Coreia de então, ganhou muitas batalhas históricas e lendárias, conseguindo conquistar e unificar pela primeira vez a península como um país.
As mais antigas crónicas coreanas, Samguk-Gaghi e Samguk-Yusa, descrevem em vários parágrafos que os Hwarangdo se exercitavam basicamente na prática do Taekkyon.
Esta dinastia foi estabelecida no ano 935, durou 457 anos e, com o moderno nome de Koryo (Coreia) começou a ser conhecida em todo o mundo, graças às mercadorias traficadas pelos comerciantes.
Neste período, o Soobak era popular e muito praticado entre toda a população, chegando inclusive às lides da corte. Narra-se que o rei Uichong ficou tão admirado com as técnicas demonstradas por Yi Ui-Min, que o promoveu imediatamente a Pyoljang (grau militar equivalente a coronel).
Um famoso pintor da época, Hong Do Kim, descreve, num desenho, como decorria um concurso de Soobak nos terrenos do palácio real.
Depois da queda da dinastia Koryo, foi estabelecida uma nova dinastia, a de Yi, ou Chosun, criada por Yi Kye.
Em 1392, o Soobak ganhou mais popularidade. Era imprescindível a sua prática para as sociedades militares, sendo mesmo exigido para as promoções.
Durante esta época, o rei Chong Jo ordenou a Duk Moo-Yi que publicasse um livro ilustrado sobre as artes marciais, o Muyedobo-Tongji. Este livro tem um importante significado, porque, na época da dinastia Koryo, o Soobak era de certo modo monopolizado pelos militares, permitindo assim a sua descentralização.
Contudo, o êxito começou a declinar a partir da segunda metade da dinastia, devido à negligência e oposição da corte real, que se encontrava turvada por problemas políticos.
Depois da libertação do domínio Japonês, a 15 de Agosto de 1945, os anciãos da Comunidade Coreana de Artes Marciais reuniram-se para fazer reviver as Artes Marciais Tradicionais. Um desses mestres, Song Duk-ki, hoje com a idade de mais de 80 anos, testemunha que o seu mestre foi Im Ho, dono de uma excelente reputação pelas suas habilidades em taekkiondo. Destes esforços conjuntos nasceu, em 1961, a KTA (Korea Taekwondo Association - Associação Coreana de Taekwondo).
Em Fevereiro de 1963, o Taekwondo foi aceite como prova oficial do 43º Festival Atlético Nacional, demarcando a estreia oficial do Taekwondo como um desporto Nacional.
Desde o princípio dos anos 60, muitos Mestres de Taekwondo Coreanos fixaram residência por todo o mundo, promovendo o Taekwondo nos seus países de acolhimento.
Em consequência, o Taekwondo começou a gozar de uma popularidade global como Arte Marcial e desporto Internacional. Este acontecimento foi também marcado pela ascensão do Combate Livre (Kyorugi) como a principal matéria de Taekwondo desenvolvida pelos milhares de praticantes espalhados pelo mundo.
Em Novembro de 1972, foi fundada a Kukkiwon, sede do Taekwondo a nível mundial.
Em Maio de 1973, teve lugar o 1º Campeonato Mundial de Taekwondo, realizado em Seul, capital da Coreia, que contou com a participação de dezoito países. Nesta altura constituiu-se a WTF (World Taekwondo Federation - Federação Mundial de Taekwondo), como forma de apoiar o movimento mundial do Taekwondo e de o desenvolver de um modo mais estruturado.
Em Outubro de 1975, o GAISF (General Association of International Sports Federations) reconhece oficialmente a Federação Mundial de Taekwondo e, em Julho de 1980, ocorreu o facto mais importante para o Taekwondo enquanto desporto mundial - o reconhecimento pelo Comité Olímpico Internacional.
Desde 1973, os Campeonatos Mundiais têm-se realizado de dois em dois anos, tendo sido abertos em 1987 à participação feminina. Também neste ano, o Taekwondo foi aceite nos jogos Pan-Americanos como modalidade de competição.
Em 1988, decorreu a primeira manifestação do Taekwondo de âmbito Olímpico, com a participação do Taekwondo como modalidade de demonstração nos 24ºs Jogos Olímpicos, realizados em Seul.
Em 1992, o Taekwondo participou como modalidade de competição nos 25ºs Jogos Olímpicos, realizados em Barcelona.
Em Setembro de 2000, o Taekwondo participou com cerca de 100 atletas nos 27ºs Jogos Olímpicos, realizados em Sydney. Esta foi a melhor participação da modalidade em eventos desta natureza, tendo ocorrido inúmeras adaptações no modelo de competição desde a última participação, como forma de promover um espectáculo desportivo mais grandioso.
O TAEKWON-DO
Traduzindo literalmente do coreano, Taekwon-do significa:
TAE: Saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé.
KWON: Socar ou destruir com os punhos.
DO: Arte, caminho, método (segundo a filosofia oriental, "o caminho construído pelos santos e sábios")
Conceitualmente, Taekwon-do é a técnica de combate sem armas, para defesa pessoal, envolvendo a habilidade do emprego de pés, mãos e punhos.
Taekwon-do é:
-Espírito de aperfeiçoamento
-Defesa pessoal
-Destreza física
-Arte
Não impondo barreiras de idade ou sexo para a sua prática, o Taekwon-do oferece uma série de benefícios à saúde mental e física, uma vez que atua como um todo nos sistemas cárdio-pulmonar e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.
A repetição dos movimentos desenvolve a paciência, e o poder que o aluno adquire lhe dá autoconfiança.
A luta ensina humildade, coragem, estado de alerta e autocontrole.
Os exercícios fundamentais proporcionam precisão e conhecimento do método, princípio e
propósito.
Os tuls (formas) desenvolvem harmonia e beleza nos movimentos.
O Taekwon-Do contribui no processo de amadurecimento do praticante estimulando a sensibilidade e percepção.
Através do convívio com pessoas sadias, o Taekwon-do pretende colaborar no processo de formação do indivíduo para sua participação ativa na sociedade.
Origem e história do TAEKWON-DO
Apesar de recentemente introduzido no Ocidente, o Taekwon-do (pronuncia-se têcuondô) possui raízes muito antigas, embora tenha sido institucionalizado com este nome apenas no ano de 1955.
Em 670 d.c. a Coréia era dividida em três reinos: Kogoryo, Baek Je e Silla, este o menor deles, que era constantemente invadido e saqueado pelos seus dois vizinhos.
Para defender Silla, foi criado um grupo de guerreiros, formado por jovens oficiais militares e aristocratas, que além de treinados em diversas formas de luta e manejo de armas (lança, arco e flecha, bastão,...) tinham severa disciplina física e mental. Este grupo transformou-se em um temido e respeitado corpo de guerreiros de elite chamado HWA-RANG (semelhante aos samurais do Japão).
O Hwa-Rang tinha o seguinte código de honra:
1- Ser leal ao rei.
2- Ser obediente aos pais.
3- Honrar os amigos.
4- Nunca se retirar de uma batalha.
5- Matar com justiça.
Evidências históricas comprovam que essas lutas se assemelhavam ao Taek Kyon, que foi o aprimoramento de várias lutas, dentre elas o Soo Bak Gi.
Com certeza essa é a origem do desenvolvimento das artes marciais na Coréia, porém com o passar do tempo, as dinastias que se seguiram passaram a adotar uma postura antimilitar, o que veio a marcar o início de um período de cultura civil que quase culminou com o fim das artes marciais da Península Coreana.
No ano de 1909 o quadro se agravou mais ainda com a ocupação japonesa que proibia a prática do Taek Kyon e outras artes marciais coreanas, que passaram a ser praticadas secretamente.
Após a libertação da Coréia em 1945, (rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial) com a formação da nova República Coreana e a reorganização de suas Forças Armadas (1946), um jovem segundo-tenente chamado CHOI GONG HI, recentemente solto de um campo de prisão japonês, começou a ensinar artes marciais para alguns de seus soldados.
Os anos de pesquisa e desenvolvimento do então General CHOI HONG HI, resultaram no estilo CHANG HUN (seu pseudônimo). Apesar de baseado principalmente nas técnicas de SOO BAK GI, TAEK KYON E KARATÊ, muitas técnicas foram adicionadas e aperfeiçoadas.
Em 1955 (durante a Guerra da Coréia), uma junta de instrutores e historiadores e outras personalidades proeminentes liderados pelo General CHOI, escolheu como TAEKWON-DO (TAE: ação dos pés; KWON: ação das mãos e punhos; DO: caminho -filosoficamente) o nome da nova arte marcial coreana, por significar adequadamente o que representa e também por lembrar o antigo TAEK KYON, reanimando, assim, o senso de patriotismo coreano.
A combinação das técnicas tradicionais e novas modificações resultaram em uma forma de autodefesa e condicionamento físico-mental incomparável no mundo moderno.
Finalmente, em 22 de março de 1966 foi fundada a International Taekwon-do Federation (I.T.F.), formada inicialmente com a associação de nove países:
Vietnã, Malásia, Singapura, Alemanha Ocidental, Estados Unidos, Turquia, Egito, Itália e Coréia do Sul e com sede na Coréia. A partir daí, seu presidente, o próprio General CHOI HONG HI, começa a organizar e formar turmas de instrutores internacionais espelhando-os pelo mundo com o intuito de divulgar o TAEKWON-DO.
Como uma organização Internacional de esporte puramente amador, a I.T.F tem por objetivo contribuir para a paz e justiça no mundo.
Vendo que era impossível desenvolver o nobre ideal do Taekwon-do sob o regime de então da Coréia do Sul, que tentava reduzir o Taekwon-do a instrumento político, o General CHOI HONG HI mudou a sede da I.T.F de Seul para Toronto (Canadá) em 1972, e novamente a mudou, em 1985, para Viena (Áustria), a fim de ter um centro de atividades mais proveitoso.
O General CHOI HONG HI foi o responsável pela unificação técnica dos estilos de "Karate Coreano" (Song Moo Kwan, Chung Do Kwan, Moo Do Kwanm Ji Do Kwan...), Karatê Japonês, Taek Kyon e Soo Bak Gi, criando o Taekwon-do, além de elaborar os vinte e quatro tuls e ser o mentor intelectual da parte filosófica.
História do Hapkido
CHOI YONG SUL E O HAPKIDO
Choi Yong Sul (1904-1986), foi o iniciador do sistema de arte marcial chamada Hapkido (Via das Energias Unificadas ou Caminho das Energias Coordenadas)
Hap = significa harmonia ou união.
Ki = tanto em japonês quanto em coreano significa energia ou força. É a força espiritual, a energia física da vida ou a força vital que é chamada “Chi” em chinês, prana para os hindus.
Do = tem o mesmo significado em japonês e coreano, significa caminho, via. Na filosofia chinesa é descrita como “Tao” especialmente nas escritas de Lao Tsu.
A arte do Hapkido é caracterizada justamente pela grande ênfase, extraordinária efetividade e eficácia de suas objetivas técnicas de defesa pessoal, sendo justamente por isto considerada como uma das mais belas, completas, complexas e eficazes artes marciais. Nas aulas é praticado uma série de exercícios de respiração, além do estudo e manipulação das articulações, dos pontos de pressão, pontos vitais. As centenas de técnicas, específicas, características da arte, basicamente circulares e com a utilização da energia Ki, são formadas por um imenso e complexo arsenal de: Contra-ataques, pegadas, alavancas, imobilizações, chaves, projeções, estrangulamentos, torções, esquivas, escapes, quedas, rolamentos, além de um notável repertório dos mais poderosos, devastadores chutes (baixos, médios, altos), inclusive com saltos, advindos do Taekyon, Taekwondo, também socos, golpes com o joelho, cotovelos etc.,
Sempre lembrando que o Hapkido segue ao princípio da não resistência, ou seja, harmonização com a natureza e com os movimentos dos oponentes.
Dos movimentos circulares.
Do princípio da água.
Neste notável, perfeito sistema também há um magnífico uso de armas, tais como: Bastão curto, bastão médio, bastão longo, bengala, leque, espada, faixa, corda.
Voltando a Choi, ele nasceu na província Chungcheongbuk-do, situada onde hoje se localiza a Coréia do Sul e foi levado ao Japão durante a ocupação nipônica da península, com sete para oito anos de idade, algumas fontes dizem que teria sido quando tinha oito para nove anos.
É dito que quando esteve no Japão, Choi tornou-se aluno de Sokaku Takeda (1859-1943) e estudou uma forma de Jujutsu conhecida como Daito-ryu ou Aiki-jujutsu, em coreano “Dae Dong Ryu Yu Sool”
Choi retornou para a Coréia aproximadamente quando perto do fim da 2ª guerra mundial, após a morte de Takeda ocorrida aos 83 anos de idade exatamente em 25/04/1943.
Em 1948 começou a ensinar sua arte especificamente para um único aluno Suh Bok Sup o qual era então Presidente de uma fábrica de cervejas, seu 1º aluno e também o 1º a receber a faixa preta.
Inicialmente ele ensinou o puro estilo Daito Ryu, e chamou a arte de Yu Sul ou Yawara mais tarde mudou para Yu Kwon Sul e finalmente Hapkido.
Choi Yong Sul é reverenciado com o título de Doju.
Afirma-se que as artes: Moo Sool, moderno Hwarang do, Kook Sool Won, bem como as menos conhecidas como Han Pul, todas devem muito aos ensinamentos de Mestre Choi.
Segundo o próprio Choi ele foi raptado de sua casa na aldeia de Yong Dong em Chungcheongbuk-do em 1912 por um japonês fabricante de doces, chamado Morimoto. Choi resistiu e tornou-se um problema para o comerciante que o abandonou nas ruas de Moji – Japão.
Choi seguiu seu caminho para Osaka como criança de rua e depois de ter sido apanhado pela polícia, foi colocado em um templo budista que cuidava de órfãos em Kyoto, o abade do templo era um monge chamado Kintaro Watanabe.
Ele então passou 2 anos no templo tendo uma difícil vida, não somente na escola, mas também com as outras crianças face ao seu pouco conhecimento do idioma japonês, e também pelas hostilidades contra sua pessoa em face de sua nacionalidade.
Tendo em vista a tendência natural de crianças envolverem-se em brigas e o intenso interesse de Choi nas pinturas nos murais do templo retratando cenas de guerra, foi então que Watanabe perguntou-lhe qual o caminho que seguiria em sua vida, foi aí que Choi então expressou seu interesse pelas artes marciais.
O monge do templo era muito amigo de Sokaku Takeda (1859-1943), este um extraordinário perito nas técnicas de espada, que aprendeu treinando intensamente com o famoso grão mestre da espada Sakakibara Kenkichi. Takeda também foi um excepcional mestre e líder do sistema que enfatiza o método de combate com mãos vazias, chamado Daito Ryu Aikijujutsu, baseando-se nas táticas de Jujutsu. Entre os alunos de Takeda está Morihei Ueshiba (1883-1969) o famoso criador do Aikidô. Sokaku também ficou muito conhecido justamente por suas constantes viagens por quase todo o Japão, divulgando sua arte e aumentando de maneira significativa a grande quantidade de alunos na prática de seu sistema.
A próxima parte da história é de bastante controvérsia nos círculos do Daito Ryu, mas é reivindicada por muitos hapkidoistas contemporâneos e é atribuída a póstuma entrevista a qual foi liberada no final dos anos 90, ou seja, entrevista realizada quando da excursão de Choi aos Estados Unidos no mês de Junho de 1982.
Na entrevista Choi declara ter sido adotado por Takeda Sokaku quando tinha 11 anos, em Asahikawa - Hokaido, região mais setentrional do Japão, quando lhe foi dado o nome japonês Yoshida Asao. Ele garante ter sido levado para o Dojo e casa de Takeda em Akita - Honshu onde viveu e treinou com o mestre por aproximadamente 30 anos. Na entrevista ele também assegura que viajou com Takeda como assistente técnico, e que foi designado para capturar desertores de guerra e que foi o único aluno a ter recebido todo o completo ensinamento da arte diretamente por Takeda. É importante salientar que Takeda em seus últimos anos de vida centrou suas atividades em Hokaido.
Algumas fontes dizem que Choi era apenas um criado (empregado) na casa de Takeda, pois é importante ressaltar que os japoneses consideravam-se uma raça divina e viam os coreanos simplesmente como uma raça conquistada; enquanto outros garantem que ele simplesmente freqüentou alguns seminários de Takeda.
Entrevista de Stanley Pranin com Kishomaru Ueshiba (1921-1999) em Abril de 1988.
S.P. Sobre outro assunto, é verdade que um coreano chamado Choi que fundou o Hapkido, estudou Aikido ou Daito-ryu?
K.U. Eu não sei qual arte foi, mas eu soube que um jovem coreano de 17 ou 18 anos participou em um seminário de sensei Takeda realizado na cidade de Asahikawa em Hokaido. Parece que ele estudou a arte junto com meu pai, e a ele se referia como sendo seu sênior.
S.P. Se este é o caso, a arte deve ter sido Daito Ryu?
K.U. Eu ouvi dizer que este homem que estudou Daito-ryu teve algum contato com meu pai depois disto. Ele então retornou a Coréia e começou a ensinar Daito-ryu em escala modesta. A arte gradativamente tornou-se popular e muitos coreanos treinaram com ele. Desde que o Aikido tornou-se popular no Japão, ele chamou sua arte Hapkido (escrito em coreano com os mesmos caracteres de Aikido). Então a arte dividiu-se em várias escolas, inclusive antes que alguém percebesse isto. Isto é o que meu pai me contou. Uma vez eu recebi uma carta deste professor logo após a morte de meu pai.
Independente das fontes que falam sobre a formação de Choi na arte marcial; pouco antes do fim da 2ª Guerra, ele então retornou a Coréia e estabeleceu-se em Taegu, ele também declarou que perdeu sua sacola (bagagem) quando de volta para a Coréia, com todo seu dinheiro e também com os certificados concedidos por Takeda, assim ficando em situação muito difícil, isto o levou inicialmente a trabalhar nas ruas vendendo bolinhos de arroz e depois criando porcos, os quais ele os alimentava com sobras (restos) de grãos que conseguia cada manhã em troca de ajudar a puxar água justamente na cervejaria de Suh. Exatamente na manhã do Sábado de 21 de Fevereiro de 1948 logo após envolver-se em uma briga com vários homens na disputa por grãos, isto nas imediações da fábrica de cervejas, o presidente da Companhia Suh Bok Sup, faixa preta de judô, então com 24 anos de idade e que tinha assistido a briga, ficou tão impressionado com as habilidades de Choi que o convidou para ensinar-lhe em seu dojang particular localizado dentro do próprio estabelecimento (Empresa), iniciando o aprendizado no dia seguinte 22 de Fevereiro de 1948, assim Suh tornou-se o primeiro aluno de Choi. Mais tarde Choi tornou-se segurança do pai de Suh o qual viria a se tornar um importante parlamentar em Taegu.
Exatamente em 12 de Fevereiro de 1951 uma segunda-feira, Choi e Suh inauguraram a Korean Yu Kwan Sool Hapki, a primeira escola formal da arte na Coréia, e em 1958 Choi abriu sua própria escola usando o abreviado nome Hapkido pela primeira vez.
Alguns de seus alunos mais importantes desta época inicial foram: Ji Han Jae e Kim Jung Yoon.
Também é importante ressaltar que Won Kwang Wha o qual foi secretário pessoal e guarda costas de Suh Dong Jin pai de Suh Bok Sup, e Kim Moo Woong foram alunos inicialmente de Suh Bok Sup e logo após alunos do próprio Choi Yong Sul. Won Kwang Wha desenvolveu um estilo próprio chamado de Moo Sool Kwan sendo que um de seus alunos é o notável historiador, pesquisador, estudioso das artes marciais coreanas o famoso grão mestre Dr. He Yong Kim.
Kim Moo Woong partiu para Seul em 1961 unindo-se a escola de Ji Han Jae onde ambos finalizaram o desenvolvimento de avançadas técnicas de chutes. Ainda neste ano Kim estabeleceu em Seul a Shin Moo Hapkido.
Também é importante ressaltar que um dos mais notáveis mestres da arte em todos os tempos, com reconhecimento internacional, foi sem sombra de dúvidas Ji Han Jae o qual começou nas artes marciais aos 13 anos, e através de todo seu grandioso talento ainda muito jovem dominou a arte de forma brilhante tornando-se um excepcional mestre, inclusive sendo por isto chamado para atuar nos filmes de artes marciais realizados em Hong Kong na década de 70. Ji Han Jae ainda na Coréia foi instrutor, professor de muitos alunos os quais vieram a se tornar extremamente conceituados, notáveis mestres que divulgaram e divulgam intensamente o Hapkido por todo o mundo, inclusive alguns deles mais velhos que o próprio Ji.
Kim Jung Yoon foi um dos mais antigos alunos de Choi e em 02 de Setembro de 1963 quando Choi tornou-se o primeiro presidente da Associação Kido da Coréia (Dae Han Ki do Hwe) ele então designou Kim para o cargo de Secretário Geral. Mais tarde Kim separou-se das Entidades de Hapkido para fundar sua própria Organização a Han Pul, ainda que sua arte esteja firmemente baseada nos ensinamentos de Choi.
Outro dos mais conceituados mestres da arte em todos os tempos, é sem sombra de dúvidas seu discípulo, ou seja, seu aluno direto Chung Kee Tae, radicado no Canadá, nascido em 25 de Julho de 1939 na cidade de Daegu República da Coréia, o qual também é considerado como um dos mais notáveis mestres de Taekwondo na história desta arte, ele serviu o Exército da República da Coréia por 3 anos, onde foi instrutor de Taekwondo e de Hapkido. Chung foi introduzido no Hall da Fama do Hapkido na Associação Americana de Hapkido exatamente em 19 de Junho de 1998.
Alunos de relevante importância nos ensinamentos de Choi já em tempos posteriores foram: Kim Yun Sang o qual começou no Hapkido no ano de 1960 quando a partir de então conquistou o 5º dan antes de receber treinamento direto com Choi. No ano de 1984 ele foi promovido por Choi a 9º dan, anos mais tarde formou sua própria organização chamada Hapki Yu Sool.
Lim Hyun Soo, nascido em 07 de Setembro de 1945, tendo previamente treinado Tang Soo Do e Kum Do. Iniciou-se no Hapkido em 1965 com o mestre Kim Yeung Jae e de 1972 a 1980 treinou diretamente com Choi Yong Sul. Exatamente em 24 de Outubro de 1974 estabeleceu a Jung Ki kwan Hapkido, ele declara ensinar somente o estilo puro de Choi. Segundo Lim somente 3 discípulos de Choi foram promovidos pelo próprio a 9º dan: Chin iL Chang, Lim Hyun Soo e Kim Yun Sam.
As afirmações de Choi em que ele diz ter sido aluno do sistema Daito Ryu diretamente com Sokaku Takeda são contestadas por seguidores de Takeda e não são confirmadas pelos registros das matrículas dos alunos de Takeda no Japão, registros que existem até hoje. É alegado que Choi quando esteve no Japão recebeu o nome de Asao Yoshida conforme entrevista com o mesmo liberada de maneira póstuma, (final dos anos 90), também é dito que inicialmente recebeu o nome Tatjutu Yoshida conforme entrevista de Mike Wollmershauser (1943-2002) com Suh Bok Sup em 1994.
Exatamente no mês de Junho de 1982 quatro anos antes de sua morte, Choi embarcou em uma excursão para os Estados Unidos visitando várias escolas, tais como a de seu aluno Bae Rim Jong na cidade de Baltimore-Estado de Maryland e expressou seu desejo para que Chin iL Chang o sucedesse para liderar as diferentes facções da arte.
Algumas fontes dizem que Chin foi escolhido por Choi para ser seu sucessor, enquanto outras dizem que ele foi designado para liderar apenas na América do Norte e que Choi Bok Yeol (1942-1987) já era o escolhido para liderar na Coréia. Chang, entretanto não conseguiu cumprir esta missão.
Após a morte de Choi ocorrida justamente em 27 de Outubro de 1986, seu filho Choi Bok Yeol seguiu os passos de seu pai, como novo líder. Choi Bok Yeol lamentavelmente faleceu em 1987.
Desde este acontecimento não havia sido designado oficialmente um novo líder, foi exatamente no dia 17 de Abril de 2002 que Kim Yun Sang recebeu da família de Choi, o status de 3º Doju, ele encontra-se em atividade promovendo Hapki Yusul presumivelmente com o apoio de familiares de Choi.
Hoje em dia, não há um sistema único de Hapkido, pois no decorrer dos anos, diversos professores e suas organizações implementaram, incorporaram, adaptaram algumas técnicas na arte com seus conhecimentos próprios específicos de outras artes marciais, tendo em vista que antes de começarem no Hapkido já tinham conquistado a faixa preta no: Judô, Taekwondo, Tang Soo Do, etc. Entretanto, há dois predominantes distintos sistemas de Hapkido.
O 1º vem das escolas que seguem rigorosamente os ensinamentos originais de Choi Yong Sul; este estilo é muito comum de ser encontrado nas Academias situadas nas redondezas de Taegu, onde o foco é acentuado principalmente no estilo Daito Ryu baseando-se em torções nas articulações, esquivas e projeções. O segundo estilo remonta a linhagem do Grão Mestre Ji Han Jae, direta ou indiretamente, nestas escolas é visto uma grande quantidades de chutes, socos e técnicas com armas em combinação com torções nas articulações e projeções comumente associadas ao Hapkido, este estilo é muito comum nos dojangs de Seul também em muitas partes do mundo ocidental.